Atenção à processionária (lagarta do pinheiro)!
A lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa schiff) também conhecida como processionária é bastante comum em Portugal e pode provocar reacções alérgicas em animais de companhia (e em nós também).
O ciclo de vida tem duas fases: a fase adulta que é aérea e a de pupa que é subterrânea. Normalmente, entre Janeiro e Maio as lagartas descem dos pinheiros e formam carreirinhos em direção ao solo. É nesta fase que é mais provável o contacto com cães que andem a passear com os donos.
Os pelos das lagartas são urticantes e, em contacto com a pele, olhos e mucosas provocam reacções alérgicas. Assim, a reação alérgica pode ocorrer por contacto com os ninhos nas árvores ou a lagarta ou simplesmente por contacto com os seus pelos que se dispersam no ar.
O aparecimento de sintomas pode ocorrer alguns minutos depois ou até alguns dias depois mas, caso o seu animal tenha contactado com este insecto deve contactar um veterinário de imediato.
Normalmente, os cães contactam com a lagarta através da boca, podendo lamber a lagarta ou até ingeri-la. Isto vai levar a necrose da língua que pode mesmo acabar por cair. Adicionalmente, o contacto com os pelos também pode provocar uma reacção anafilática (que pode ser fatal).
Sinais clínicos:
- Inchaço da língua, boca;
- Salivação;
- Dificuldades em manter a língua dentro da boca (devido ao inchaço);
- Tentativas de deglutição;
- Vómitos;
- Dificuldades em respirar;
- Conjuntivite (se houver contacto com os olhos).
O que fazer em caso de contato com a lagarta/pêlos:
- Contactar imediatamente o médico-veterinário;
- Lavagem cutânea abundante da zona afetada com água quente para remover os pelos que não estejam fixos na pele e mucosas;
- Em caso de inchaço da língua, lavar com água quente porque ajuda a desativar a toxina;
- Evitar que o animal se lamba porque pode ingerir pelos da lagarta.
Como prevenir:
- Manter-se afastado de zonas infestadas pela lagarta. Caso isto não seja possível, usar sempre trela e estar atento ao comportamento do animal;
- Se encontrar lagartas-do-pinheiro em espaços públicos de áreas urbanas deve contactar a Proteção Civil, a Câmara Municipal ou com os serviços regionais do ICNF (neste link);
- Se encontrar lagartas-do-pinheiro na sua propriedade, entre neste link para saber as medidas de controlo que deve tomar.